A Banda Calypso

  • O INÍCIO:
A Banda não é só um fenômeno de vendas, com seus milhões de discos vendidos em pouco mais de uma década de vida. A Banda Calypso, que celébra agora essa marca com o lançamento de um CD Duplo e um DVD; é um fenômeno em sí. Decifrá-la é entender um pouco mais sobre os novos rumos do mercado e também mergulhar em um vasto universo paralelo que o Brasil muitas vezes finge desconhecer: Ele mesmo.

 Criação da Vocalista Joelma e do seu marido, o brilhante Guitarrista Chimbinha, a Calypso nasceu em Belém do Pará, no ano de 1999, mas não em berço esplêndido. Longe demais da capital e perto demais das fronteiras de exclusão do país, ela teve que dançar conforme a música, uma apimentada mistura de ritmos caribenhos e nacionais, como lambada, guitarrada e carimbó, para ganhar uma vaga ao Sol. E fez isso com a postura de uma banda independente, tão quanto qualquer banda de rock do sul do país. Sem gravadora, mas com ba música para dar e vender, Joelma e Chimbinha, construiram, eles mesmos, a ponte entre banda e público, deixando seues CD's nos mercados populares da cidade, a preço de custo, para que se tornassem conhecidos. Assim sem saber a banda estava prestes a se tornar um modelo de fazer negócios sem depender de terceiros, e também na forma de lidar com os dowloads e a pirataria, a ponto de ser citada como exemplo por uma revista americana.

Hoje a banda é tocada em todas as rádios do Brasil e do Mundo, em 2009 foi escolhida para representar o Brasil no Dia da Amizade na Angola, e o sucesso foi tanto que agora no ano de 2011 a banda estará de volta ao país para gravar o próximo DVD de carreira. Isso sim é sucesso, isso sim é um fenômeno, ISSO É CALYPSOOO!!!
  • INTEGRANTES:

♥ JOELMA:
  Os bares de Almerim, cidade do interior do Pará, emprestaram a Joelma os seus primeiros palcos. Foi em sua cidade natal, que ela com apenas 19 anos cantou seus primeiros refrões. Com uma voz doce e suave logo se tornou conhecida no circuito musical de Belém. Além da música, Joelma também tráz a dança nas veias, e com um estilo ímpar de dançar, hoje ela faz todo o país balançar e acompanhar cada coreografia que ela cria para os sucessos da Calypso. O figurino também é algo que despertou o enteresse de Joelma e por isso ela sempre acompanha a criação das roupas que ela, Chimbinha e seus bailarinos utilizam nos palcos. Cantora, dançarina e Coreógrafa. Uma agenda lotada de show's e uma carreira profissional galgada nessas três atividades, ela ainda arruma tempo para cuidar dos filhos. Mãe cuidadosa ela separa de dois a três dias da semana para cuidar da educação e da saúde dos seus filhos.

♥ CHIMBINHA:
  Antes de se tornar o maestro e guitarrista da Banda Calypso, Chimbinha produzia e colocava seu som em CD's de outros artistas. Sua carrreira começou cedo e aos 12 anos, já tocava seus primeiros acordes, encantando quem o ouvia. Unanimidade onipresente; Assim foi definido pela revista SHOWBIZZ, muito antes de se tornar amplamente conhecido pela crítica e pelo público. Já o antropólogo Hermano Vianna, num entrevista a revista  TRIP, consideou o paraense como um dos melhores guitarristas do país, independentemente do ritmo que toca. Hoje a guitarra de Chimbinha é conhecida no Brasil e no Mundo. Tímido é daqueles que, sobe no palco, faz seu trabalho e volta pra casa para cuidar dos filhos. A música e a família são as duas paixões de sua vida. Noas show's ou nos discos, a seleção de repertório é algo que divide com a esposa, companheira e sócia Joelma.
  • ESTRUTURA: 
 A Banda dispõe de uma excelente Infra-Estrutura própria. São 2 ônibus, 1 micro-ônibus e 2 carretas que que transportam toneladas de equipamentos. Ao todo,  mais de 50 profissionais formam a FAMÍLIA CALYPSO - entre músicos bailarinos, técnicos e produtores.
    Os show's da Banda Calypso, são marcados por tecnólogia de ponta. Som, ilumunação e painéis de LED de alta definição, projetam imagens de ultima geração e transformam a apresentação da banda em sinônimo de um verdadeiro espetáculo com padrão internacional, despertando as atenções até mesmo de quem não curte o ritmo.